Projetos
 
MOJUART / MOLIART
DESVENDANDO A HISTÓRIA DA ARTE E DA LITARATURA
 
JUSTIFICATIVA
Há inúmeras discussões a respeito da produção artística no ambiente escolar. Essa produção deve contextualizar-se no tempo e espaço em que vivemos dando significado as produções de movimentos anteriores, estimulando o corpo discente a descobrir esses valores, analisá-los e produzir dando novos significados.
 
OBJETIVO :

* Estimular a leitura desde as séries iniciais até o Ensino Médio.

* Fomentar a produção artista e/ou literária  contextualizando as escolas artísticas e/ou literárias com a Idade Contemporânea

 
METODOLOGIA
Os alunos seguirão as etapas abaixo, independente do tipo de produção.
 
MOJUART
1º PASSO: Pesquisa da obra ( vida e características do autor, contexto histórico da obra, estilo pertencente)
2º PASSO: Olhar crítico, contextualizando com situações do cotidiano (violência, programas sociais, política, educação, saúde, etc)
3º PASSO: Produção de: pintura em  tela, dança e  música
 
MOLIART
1º PASSO: Leitura de uma obra literária
2º PASSO: Estudo dos fatores que permeiam essa obra
3ª PASSO: Produção de: poesia, teatro, fotonovela,desenho, leitura dramatizada, vídeos e HQ’s (História em quadrinhos)
 
REGULAMENTO
1-      O Mojuart/ Moliart   é aberto à visitação do público em geral;
2-      Os grupos devem ser formados, somente por alunos devidamente matriculados no Centro Educacional Mojuca, podendo ser formado por alunos de séries diversificadas;
3-      O evento será realizado em categoria única (Ens. Fundamental e Médio), nas modalidades abaixo descriminadas:
 
MODALIDADE
DESCRIÇÃO
TEMPO MÁXIMO DE APRESENTAÇÃO
M
O
J
U
A
R
T
 
Dança
(máximo 10
alunos)
Coreografias que trabalhem com a história dos grandes clássicos do cinema. Antes da apresentação um componente deverá traçar um breve comentário sobre a coreografia, indicando data, momento histórico e sinopse do filme o qual foi inspirada a coreografia
05 minutos
Pintura
(releitura)
(individual)
Atividade plástica utilizando diversas técnicas fazendo uma releitura da obra de um artista. Juntamente com a obra, o aluno deverá trazer a imagem da obra original impresso em papel fotográfico . A tela deverá conter as dimensões mínimas de 30x20 cm.
Exposição durante o evento
Música
(*)
Banda, dueto, solo, etc,. As músicas estarão sujeitas a seleção. Está vetada nesta modalidade, canções em língua estrangeira, bem como que desacate os princípios filosóficos da escola.
 
10 minutos
 
M
O
L
I
A
R
T
 
Poesia
(individual, dupla ou trio)
Escolher uma poesia e declamá-la no evento, utilizando recurso diversos (luz, imagens, músicas, etc)
 
Teatro de sombra
(*)
Peça inédita ou existente que tenha a ver com as obras lidas realizada por trás de uma tela de tecido branco utilizando ou não falas
10 minutos
Teatro livre
(*)
Peça inédita ou existente que tenha a
ver com as obras lidas, realizada em sala de aula ambientada.
Durante o evento em horários determinados
Fotonovela
Trio ou grupo (*)
Criar uma história que tenha a ver com as obras lidas e apresentá-las por meio de uma seqüência de fotos com as falas dos personagens em papel Paraná ou compensado
Exposição durante o evento
Leitura dramatizada
(*)
Texto inédito ou existente que tenha a ver com as obras lidas, apresentados durante o evento em cenário específico
Durante o evento em horários determinados
Vídeos
(*)
História inédita ou existente que tenha a ver com as obras lidas, sendo mostrada em vídeo no formato de DVD . Os integrantes deverão providenciar os equipamentos necessários para execução dos vídeos (TV, extensão, DVD, etc)
Execução durante o evento
HQ’s
(individual, dupla ou trio)
 
História inédita ou existente que tenha a ver com as obras lidas e apresentá-la em quadrinhos realizados a próprio punho com balões com as falas, nas dimensões máximas de duas folhas de papel Paraná.
Exposição durante o evento
(*) A quantidade de alunos por trabalhos deverão ser consultados com as professoras coordenadoras do evento: (Mojuart: Gildete (Fund. e Méd.) e Moliart: Maria das Graças (Fund.) e Rita (Médio)
 
4-      O aluno poderá participar em até 03 modalidades diferentes, a nota será atribuída a modalidade de maior pontuação com suas respectivas disciplinas;
 
5-      Os materiais, equipamentos ou recursos que forem necessários à apresentação serão de inteira responsabilidade dos grupos;
 
6-      Estão vetados trabalhos ou quaisquer tipos de apresentações que estejam dissonantes com o regimento da escola;
 
7-      Todos os materiais utilizados nas apresentações e exposição deverão se retirados no dia 14/11, após o término do evento. A escola não se responsabilizará por quaisquer materiais deixados nas dependências da escola.
 
8-      Os alunos que estiverem participando do Mojuart/Moliart, não poderão, de forma alguma, sair do colégio durante o período de aulas para se envolverem com assuntos ou ensaios referentes ao evento;
 
9-       As apresentações de palco serão avaliadas por júri que comporá a mesa julgadora. A exposição por jurados específicos;
 
10- A nota que o aluno (a) obter no Mojuart/Moliart, irá substituir seu menor desempenho nas atividades do bimestre da seguinte forma:
 
MOJUART (escolher até três disciplinas): História Geral, História de RO, Arte, Filosofia, Sociologia, Religião, Informática e Educação Física; Língua Inglesa
 
MOLIART : Fundamental : Língua Portuguesa; Médio (escolher uma disciplina): Língua Portuguesa, Redação ou Literatura
 
EXEMPLO:
1- O aluno optou em realizar três atividades: Música (7,0 pontos) Fotonovela (8,0) e Tela (9,5).
Ficará com a seguinte pontuação: Disciplina do Moliart = 8,0 e três disciplinas do Mojuart com 8,25 (7,0 +9,5 / 2)
2- O aluno optou em realizar três atividades do Mojuart receberá apenas nota nas disciplinas do Mojuart . O mesmo ocorrerá na disciplina do Moliart.
 
11- A avaliação do Mojuart/ Moliart serão avaliados nos seguintes critérios:
Organização, criatividade, pontualidade, apresentação, desenvoltura, cenários, figurinos e estética das obras plásticas.
 
12- É expressamente proibido danificar qualquer patrimônio do local, ou outro grupo. Caso aconteça, o responsável custeará os danos e o aluno arcará com as consequências das sanções disciplinares;
 
13- A coordenação do evento, se julgar necessário, poderá cancelar ou alunar qualquer uma das apresentações e exposição do Mojuart/Moliart
 
 
14- Os trabalhos cênicos (teatro, dança, poesia, leitura dramatizada e música) passarão por uma banca avaliadora no dia 10/11 que definirá quais apresentações serão realizadas no dia 14/11. Os trabalhos plásticos (pintura em tela, fotonovela, vídeos e HQ’s) deverão ser entregues no mesmo dia (10/11) até as 11h30.
 
15-  As datas serão seguidas de forma criteriosa:
 
Inscrições: até o dia 30/11
Avaliação da banca de seleção: dia 10/11
Entrega das obras plásticas: dia 10/11
Exposição e apresentação dos trabalhos: 14/11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FICHA DE INSCRIÇÃO
 
MOJUART 2008
FICHA DE INSCRIÇÃO
CATEGORIA
 
(     ) Dança                 (     ) Pintura em tela               (     ) Música
 
COMPONENTES
Nº CHAMADA
SÉRIE
DISCIPLINAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PORTO VELHO, _____ DE OUTUBRO DE 2008
 
 
 
 
 
 
 
 
FICHA DE INSCRIÇÃO
 
MOJUART 2008
FICHA DE INSCRIÇÃO
CATEGORIA
 
(     ) Dança                 (     ) Pintura em tela               (     ) Música
 
COMPONENTES
Nº CHAMADA
SÉRIE
DISCIPLINAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PORTO VELHO, _____ DE OUTUBRO DE 2008
 
 
FICHA DE INSCRIÇÃO
 
MOLIART 2008
FICHA DE INSCRIÇÃO
CATEGORIA
 
             (     ) Poesia          (     ) Teatro de sombras     (     ) Teatro livre               (     ) Fotonovela  
             (     ) Vídeos         (     ) HQ’s                          (     ) Leitura dramatizada  
 
COMPONENTES
Nº CHAMADA
SÉRIE
DISCIPLINA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PORTO VELHO, _____ DE OUTUBRO DE 2008
 
 
 
 
 
 
FICHA DE INSCRIÇÃO
 
MOLIART 2008
FICHA DE INSCRIÇÃO
CATEGORIA
 
             (     ) Poesia          (     ) Teatro de sombras     (     ) Teatro livre               (     ) Fotonovela  
             (     ) Vídeos         (     ) HQ’s                          (     ) Leitura dramatizada  
 
COMPONENTES
Nº CHAMADA
SÉRIE
DISCIPLINA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PORTO VELHO, _____ DE OUTUBRO DE 2008

SOLETRANDO LITERÁRIO

Objetivo: 

 

·         Despertar o interesse pela língua portuguesa e aumentar o vocabulário de nossas crianças e adolescentes realizando um campeonato de soletração que incluirá as palavras contidas nas obras literárias lidas no ano letivo e de acordo com as novas regras ortográficas que regem nosso país.

 REGRAS:

1.    Os participantes do concurso serão TODO e qualquer aluno das séries iniciais do Ensino Fundamental até Médio, escolhidos em forma de sorteio para formação de grupos de 1 a 5.
2.    Apesar da formação de grupos a competição será individual.
3.    Cada professora de Língua Portuguesa retirará das obras lidas no 1° semestre aproximadamente 200 palavras para primeira fase e mais 200 palavras para a segunda fase. Sendo que todas elas deverão estar de acordo com as novas regras da ortografia brasileira.
4.    De cada grupo sairá UM vencedor que comporá um grupo de 5 para representar a sua turma na segunda fase.
5.    Tanto na primeira, quanto na segunda fase, quem errar a soletração estará eliminado até restar apenas um que será o vencedor.
6.    No dia da competição da segunda fase, os concorrentes deverão ser identificados por crachás.
7.     Cada equipe sentará junta na tenda determinada e organizada pela banca.
8.     A platéia ou os responsáveis pelos competidores ficarão nas arquibancadas e não poderão se envolver na disputa e nem no julgamento. Caso isso ocorra a equipe será desclassificada.
9.     Cada equipe e torcida poderão organizar-se um camisetas, cores, faixas, fitas e/ou balões.
10.Após a leitura da palavra, começará a contar um tempo de 1 minuto para a resposta, e dentro desse tempo o aluno poderá recorrer aos seguintes benefícios:
a) SINÔNIMO DA PALAVRA;B) DEFINIÇÃO;C) REPETIR A PALAVRA EM ATÉ DUAS VEZES; D) APLICAÇÃO DA PALAVRA EM UMA FRASE.
11. O organizador sorteará 05 (cinco) equipes para iniciarem o jogo;
12. Os concorrente se posicionarão nas mesas da competição, de frente para a banca, pronto para soletrar a palavra pronunciada pelo organizador. O organizador pronunciará, de maneira clara, a primeira palavra seguindo a ordem da lista.
13. O concorrente ficará em pé e começar a soletra a palavra pausadamente com todos os acentos gráficos e sinais de grafia. No final deverá pronunciar a palavra completa para indicar que concluiu a soletração. Se acertar, permanece em pé. Se errar sairá da competição indo sentar-se na arquibancada.
14. A competição segue eliminando os concorrentes que errarem até que restem apenas dois concorrentes.
15. Os dois finalistas vão soletrar alternadamente as palavras (seguindo a ordem da lista), até que um deles erre dentro de uma mesma rodada. O outro finalista, se já não tiver soletrado com acerto aquela rodada, deve soletrar outra palavra. Se ele acertar será o vencedor. Se também errar, o outro finalista volta e recomeça a disputa entre os dois, até se chegar ao vencedor.
16.Depois que tiver a primeira equipe vencedora, será sorteado as outras equipes que ainda não participaram do jogo, sendo sempre 05 (cinco) equipes a concorrer entre si.
17.Para se chegar a uma única equipe, será disputado entre as equipes vencedoras, onde os componentes retornam as tendas e reinicia-se o jogo.
18.Deverá sair uma equipe vencedora no turno da manhã e uma do turno da tarde para seguir a terceira fase.
19.Na terceira fase, utilizará as listas da competição interna (usada em sala de aula) e a externa (usada na quadra).